O dia de São João foi de muito forró e alegria, como o mais festeiro santo junino gosta. O arraial realizado no espaço cultural Novo Lua Nova ficou enfeitado de bandeirinhas, balões e cores para sediar um encontro memorável comandado pela cantora paraibana Socorro Lira. Afonsinho Menino acompanhou da primeira à última apresentação com seus elementos e efeitos percussivos. No palco, músicos e musicistas conhecidos do público paulistano: Fábio Bello e Adilson Casimiro (Ciranda Violeira), Rosa Macedo, Ione Papas, Clodoaldo Santos, Cida Lobo e Edinho Oliveira, Rosival, Zé de Riba, entre outros, além do sanfoneiro convidado Olívio Filho.
Um a um apresentou seu repertório especialmente selecionado, levando boa parte da plateia para o centro do salão para dançar. "Este encontro é uma forma que encontrei, aqui nesta cidade grande, de relembrar aquelas festas juninas que conheci no Nordeste, e só poderia fazer isso com vocês, meus amigos", afirma Socorro. Para Afonsinho, o encontro foi muito além de reviver uma memória: "serviu para aproximar as pessoas em um clima de grande cumplicidade e solidariedade, não apenas fraternal, mas musical também". Da plateia, uma senhora que assistia encantada as apresentações, resumiu: "Todos ali no palco parecem uma grande família".
Veja mais fotos do Especial São João:







Fotos: Renata Gobatti






Período de quentão, canjica, milho verde, quadrilha, casamento caipira e, claro, muitas festas juninas pipocam por todos os cantos da cidade para comemorar Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Por isso, a agenda de shows do percussionista Afonsinho Menino fica ainda mais cheia no último fim de semana de junho.





Para Orikerê, a apresentação deveria se chamar "Aquarela Brasileira", devido à procedência dos músicos e o sotaque que cada um leva ao palco com suas experiências artísticas. Mas o "Nordestino" foi mantido como forma de homenagear umas das grandes compositoras de forró: Rosil Cavancanti.






