22 de agosto de 2010

Oficina de tambores em Diadema


Como parte do projeto "Trama dos Tambores", o Centro Cultural Taboão, em Diadema, promoveu a Oficina de Construção de Instrumentos no sábado, 21 de agosto. Ministrada pelo luthier Afonsinho Menino, a atividade desvendou aos participantes algumas técnicas usadas na confecção de tambores - como o falante e o atabaque - permitindo autonomia para novas descobertas, a partir deste aprendizado.

Alexandre Braga diz que se interessou pelo workshop porque quer "mergulhar neste mundo percussivo". Ele, que já toca violão, agora está aprendendo percussão também.

Outro participante, Julio Nascimento, que já faz alguns instrumentos, garante que "o bom da percussão é que ela é infinita" - se referindo à quantidade de objetos e instrumentos que o percussionista pode utilizar.

Já a professora Glória Lima conta que foi aprender a luthieria para ensinar outros professores de sua escola. Ao concluir seus tambores, falou que os utilizarão na Contação de História Africanas junto a seus alunos.

"Acho importante essa troca de conhecimento que as oficinas promovem", afirma Afonsinho.
Oficina de Percussão
No próximo sábado, 28 de agosto, será realizada a Oficina de Percussão, permitindo aos participantes uma vivência e experimentação no rico ambiente da identidade cultural brasileira. Com início às 10h, a atividade gratuita é aberta aos interessados acima de 14 anos.

As inscrições podem ser feitas por telefone: 4077-1643.
O Centro Cultural Taboão fica na Av. D. João VI, 1393 - Taboão - Diadema/SP.


Fotos: Renata Gobatti

2 comentários:

  1. Gostaria de saber o nome deste instrumento com duas peles. Ganhei um pequeno da Índia e não sei o nome. Rsrsrs Ele tem um som mais grave de um lado e um mais agudo de outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JPPersonal Trainer,
      esse instrumento que fizemos nesta oficina, com duas peles, é o tambor falante.
      Sobre seu instrumento, acredito que seja da família das tablas. Abçs

      Excluir