25 de maio de 2013

Afonsinho expõe instrumentos na EcoFeira do Parque Villa Lobos

Muitas cores e sons na barraca Ylu Brazil
A primeira EcoFeira do Circuito de Parques Urbanos foi no Villa Lobos, no último dia 19/5 (domingo), e contou com a participação do músico e luthier Afonsinho Menino. A barraca ficou cheia de cores e sons, que eram verificados um a um por todos que passavam.

Os visitantes experimentaram cada instrumento
Crianças e adultos se encantaram com os convencio-nais e inusitados eco-instru-mentos. Interessan-te foi  pre-senciar os visitantes descobrindo do que eram feitos ganzás, maracas, atabaques e muitos outros produtos expostos.

Muitos disseram surpresos com o resultado e qualidade sonora de potinhos de iogurte, garrafinhas peti e bombona de azeitona. Um dos que mais chamou a atenção do público foi o conduíte psicodélico, que emite um som surpreendente ao ser girado.

Atrás da barraca, sons imagináveis
Havia também uma infinidade de ins-trumentos feitos a partir de material sustentá-vel, como xequerês de cabaças, efeitos de sementes e tambores com corpo de madeira.

Na parte de trás da barraca, Afonsinho montou a "cozinha" dos sons imagináveis. Ronda (instrumento Smetakeano), Pisofone ("xilofone" feito com revestimento cerâmico ou lajota), o baixo-africano de bombona e os reco-recos feitos com calota de carro foram experimentados por muitos curiosos.

Afonso extrai som do conduíte psicodélico
"Expor eco-instrumentos foi uma forma de mostrar às pessoas que é possível reutilizar muita coisa que jogamos no lixo e ainda produzir música. Esperamos participar de outras feiras como esta, que foi organizada pela Sutaco", afirmou o luthier.

Renata Gobatti

2 comentários: