8 de outubro de 2013

Carimbolando se apresenta domingo no Círio de Nazaré paulista

O grupo tem o objetivo de divulgar o ritmo paraense em São Paulo, estreando suas apresentações na festa religiosa que teve origem em Belém/PA
 
Grupo paulista tem o objetivo de divulgar o ritmo paraense: o carimbó


Afonsinho Menino, na percussão
Grupo formado por Afonsinho Menino (percussão), André Mesquita (percussão), Karina França (voz e banjo), Sergio Paulo (sax) e Vavá Couto (baixo) é a grande atração cultural da festa religiosa paulista, inspirada na maior procissão do Brasil: o Círio de Nazaré (de Belém/PA).

O show será dia 13/10, domingo, às 14h, nas proximidades da Igreja da Imaculada Conceição (Av. Nazaré, 993 – Bairro Ipiranga – São Paulo/SP). No local, além de toda homenagem a Nossa Senhora, haverá comidas típicas paraenses.

A pré-estreia foi no Ecla

O Carimbolando divulga o ritmo paraense carimbó em São Paulo. Na apresentação, contará com as participações especiais de Déia Lee nas maracas e do casal de dançarinos Lafayette Giramundo e Luana Araújo.

A pré-estreia do grupo foi no Espaço Cultural Latino Americano (Ecla), dia 28/9, com a casa cheia. 


Sobre o Círio de Nazaré

Apesar de ser apenas a segunda edição da Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré já é um evento tradicional na capital paulista. Segundo a organização da festa religiosa, há 30 anos as homenagens à santa é realizada na maior metrópole brasileira pela Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré/SP.

Em Belém/PA, há mais de dois séculos a procissão reúne milhões de pessoas nas ruas da capital paraense em uma homenagem de devoção e fé à Nossa Senhora de Nazaré. 

Durante a procissão, a Berlinda que transpor a imagem da Virgem de Nazaré é acompanhada por fiéis do Brasil e do mundo. A cada edição, o Círio atrai um número maior de romeiros, estimado em dois milhões de pessoas. Por essa grandiosidade, o Círio de Nazaré foi registrado, em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré no Pará começou em 1700, quando o caboclo Plácido encontrou uma imagem da santa no igarapé Murutucu, onde hoje fica a Basílica Santuário. Após achar aquela imagem de 28cm, Plácido a levou para casa e, no dia seguinte, ela teria sumido misteriosamente, reaparecendo no local onde o caboclo a havia encontrado. Assim, Plácido decidiu construir uma pequena capela.

O primeiro Círio, porém, foi realizado em 1793, organizado pela Província do Pará. Apenas a partir de 1901 a procissão passou a ser realizada no segundo domingo de outubro. 

PROGRAMAÇÃO
Círio de Nazaré 2013 - Ipiranga
Dia 13/10 (domingo)
10h – Círio de Nazaré (procissão da Capela da Sagrada Família e Santa Paulina pela Avenida Nazaré, até a Igreja Imaculada Conceição)
11h – missa solene na Igreja Imaculada Conceição
14h – apresentação do Grupo Carimbolando
Local: Igreja Imaculada Conceição (PUC-Ipiranga)
Endereço: Av. Nazaré, 993 – Bairro Ipiranga
Gratuito
Mais informações: www.facebook.com/ciriodenazareemsaopaulo
Contato com o grupo: ylubrazil@gmail.com


Texto e fotos: Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário