4 de dezembro de 2014

Afonsinho Menino lança oficina pensando no Carnaval 2015


O músico percussionista e luthier Afonsinho Menino lança a Oficina Ylu Brazil pensando nos foliões do Carnaval 2015. A ideia é ensinar a construir e tocar os instrumentos aqueles que tem vontade de participar da festa como um brincante-músico. São três as opções iniciais oferecidas: surdo ecológico, xequerê e agogô de ouriço de castanha.

No caso do tambor, a maior vantagem do instrumento proposto é o peso, muito mais leve que os tradicionais surdos de metal ou madeira. Este será feito com bombona de plástico ou tambor de papelão, garantindo excelente sonoridade, resistência e facilidade para o tocador que vai carregar o instrumento. A pele usada será o couro, esticado por aros de arame e cordas.

O xequerê é uma opção que tem conquistado espaço em escolas de samba e blocos de carnaval de rua. O som estridente é ideal para fazer par com os tamborins, dando um tempero todo especial para os sambas-enredo ou as marchinhas. Será feito de cabaça, barbante e miçangas.

Já o agogô é vantajoso para quem quer ficar mais a vontade na brincadeira, pois o instrumento é mais rápido de ser feito, menor e prático para ser tocado e carregado. Este será produzido com ouriço de castanha-do-Pará, madeira, parafusos e porcas. O instrumento contribui na marcação do ritmo.

Cada oficina terá duração média de 3 horas e não exige nenhum conhecimento prévio. O material está incluso no valor da atividade. Pessoas de todas as idades podem se inscrever, para isso basta enviar um e-mail para ylubrazil@gmail.com. Há flexibilidade de datas e horários. Depois de confeccionados, os participantes aprenderão a extrair o som de seus instrumentos nos ritmos carnavalescos. Ou seja, estarão prontos para a folia!


Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário