1 de junho de 2017

Encontro de Carimbó reúne grupos em São Paulo

A ideia é integrar os músicos e divulgar o ritmo paraense
O palco do Centro Cultural Butantã é cenário do Encontro de Carimbó realizado todo mês em São Paulo. Silvan Galvão, músico paraense, é um dos idealizadores do evento que tem por objetivo divulgar e difundir o ritmo e a cultura da região Norte.

Afonsinho Menino
Em abril, os grupos Carimbolando e Carimbó É O BICHO! participaram pela primeira vez do Encontro. Antonio Novaes, o grupo Clarimbó e o grupo de dança Flor de Jambu (USP) também estiveram presentes.

Antes de rolar a música, Silvan Galvão ministra uma oficina aos interessados, ensinando os toques do curimbó (o tambor típico do carimbó) e das maracas, além de indicar os passos básicos da dança e a indumentária tradicional. Há também venda de comidas como o vatapá paraense e bebidas como a cachaça com jambu no local.

Em maio, outro Encontro foi realizado no CCB, com a participação de Silvan, do grupo Carimbolando e do percussionista do Clarimbó, Catraca.

O público rodou a saia  no CCB

SOBRE OS PARTICIPANTES:
Carimbolando
O grupo surgiu no cenário paulista em 2013, para divulgar um dos ritmos mais contagiantes do Brasil: o carimbó paraense. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta. 
O grupo é formado atualmente por Caçula Brito e Déia Lee (voz e maracas), Afonsinho Menino e Julio Nascimento (percussão), Vavá Couto (baixo e violão), Sergio Paulo (sax) e Jamison Almeida (banjo e voz).

Trabalho focado no publico infantil, com repertório contagiante, divertido e interativo que fala sobre animais e costumes do Norte. Formado por Maiana Monteiro, Afonsinho Menino, Caçula Brito, Vavá Couto e Sergio Paulo. A proposta é promover a participação da meninada e seus pais, tios e avós, convidando todos a cantar e dançar com o grupo, através de um passeio musical por um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, o carimbó do Pará.

Silvan Galvão
Mestre pela região do Tapajós, Galvão vem fazendo um trabalho de carimbó que se baseia na união de grupos e artista. Nascido em Santarém, mora atualmente no Rio de Janeiro.

Antonio Novaes e o Clarimbó
O músico e compositor Antonio Novaes, nascido em Belém do Pará e radicado em São Paulo, funde a seu trabalho autoral ao Clarimbó, um projeto nascido a partir do encontro de músicos paraenses, sergipanos e paulistas com o intuito de fazer uma Roda de Carimbó. Além do carimbó, um dos estilos mais representativos da região Norte do Brasil, a pesquisa do grupo também abrange outros ritmos e estilos da Região Norte, o marabaixo, a cúmbia, a lambada, o brega e o xote bragantino, trazendo essa diversidade para o repertório que se propõe a criar uma atmosfera dançante.


▷▷▷ SOBRE O CCB
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Serviço Cultural:
Abertura da sala de apresentação: 17h
Encerramento do evento: 21h

Couvert artístico: R$10,00 (em dinheiro)
Aceitamos Cartões de débito Visa ou Master na Cantina/Bar.

Local: CCB - Centro Cultural Butantã
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1882
Contato do CCB: 11 98100-5365

Utilize o transporte público!
Ônibus 24h para os terminais Butantã e Pinheiros.

Os convidados também podem curtir a Tapioca Cultural -
Café Bar, das 14h às 22h, no Terraço Cultural do CCB.


Texto e fotos: Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário