14 de abril de 2018

FEVEREIRO: Afonsinho faz shows e oficinas no Itaú Cultural, Sesc Osasco e Fábricas de Cultura

Fevereiro foi muito carnavalesco e musical para o Projeto Ylu Brazil. O músico e educador Afonsinho Menino teve uma agenda lotada, com muitas oficinas e shows.

Foram atendidas cerca de 1.000 pessoas no Sesc Osasco nos quatro dias do carnaval. Cada dia, um instrumento diferente. Afonsinho e equipe, formada por Julio Nascimento, Carol de Santis e Joilson Nascimento, ensinaram o público a fazer eco-maraca, roda de chuva, ganzá ecológico e reco-reco de conduíte.

Os dois últimos finais de semana, 17, 18, 24 e 25 de fevereiro, foram no Itaú Cultural da Av. Paulista. Afonsinho Menino ensinou a confecção de xequerê e berimbau infantil, respectivamente. A atividade contou com intérprete de libras, permitindo a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva, como Guilherme Silvestre. Ele nos contou que além do aprendizado da confecção, conseguiu sentir a vibração sonora dos instrumentos, o que o deixou muito feliz.

Nos dias 17 e 18 também houve o show Zabumbando, uma festa brasileira com ciranda, bumba-meu-boi, boi-Tinga, marchinhas, cacuriá, coco e carimbó. O público ainda pôde curtir e interagir formando rodas, dançando e brincando com os bonecos alegóricos como cabeção de São Caetano de Odivelas (PA), a lagartixa Lorraine, o boizinho e a cobra grande. O grupo Zabumbando contou com a participação de Julio Nascimento (percussão), Sergio Paulo (sax) e Carol de Santis (brincante), sob comando de Afonsinho (voz e percussão).

Para completar, nos dias 20, 21 e 22/2, o educador esteve em cinco Fábricas de Cultura de São Paulo: Capão Redondo, Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Jaçanã. Ele ensinou crianças, jovens e educadores a confecção do xequerê.

Texto e fotos: Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário