A atividade chamada “Toks & Batuks”, do projeto Ylu Brazil, é comandada pelo percussionista, luthier e artista popular Afonsinho Menino. Em mais de 30 anos de dedicação à música e ao ensino dela, desenvolveu metodologias bastante simples e lúdicas de transmitir conhecimentos, permitindo que públicos de todas as idades desenvolvam suas habilidades, aprendendo a fabricar seu próprio instrumento.
Seja fazendo ganzás, maracas ou ocean drums (tambor oceano), a proposta é utilizar materiais comuns e familiares, como garrafinhas peti, potes de leite fermentado ou iogurte, caixas de pizza e cabos de vassoura. É uma forma também de oferecer mais uma opção de reuso destes materiais recicláveis, muitas vezes jogados no lixo.
“A música está por aí. Só precisa de matéria para percutir e ressoar, além de um pouco de criatividade para revelá-la em todos os cantos”, afirma Afonsinho Menino. E tão simples como fazer, o percussionista pretende revelar dos novos instrumentos sua forma de tocar, ensinando aos participantes células rítmicas do repertório popular – muitos deles registrados por Villa Lobos ainda em vida.
Esse encerramento se dará numa grande ciranda, que terá como elo entre o público e os participantes da oficina uma “cobra grande” - alegoria popular feita de tecido e isopor, animada pelos próprios participantes.
Assim, a construção artesanal de instrumentos, bem como o aprendizado de percussão e de ritmos populares contribuirão no desenvolvimento pessoal e da habilidades dos participantes, proporcionando uma atividade coletiva ligada às raízes culturais da formação do povo brasileiro ao mesmo tempo uma conscientização da utilização de materiais reciclados transformados em arte.
A programação gratuita faz parte do programa Cultura nos Parques, desenvolvido pelas secretarias estaduais de Cultura e de Meio Ambiente.
SERVIÇO:
Oficina Toks & Batuks
construção de instrumentos com Afonsinho Menino
Data: 26/11, das 14h às 16h
Local: Parque Villa Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros
Gratuito
Renata Gobatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário