17 de janeiro de 2013

Sesc Osasco convida Afonsinho Menino para dar oficina no carnaval

Os participantes aprenderão confeccionar maracas, ganzás e xequerês
Nos dias 9 e 11 de fevereiro, às 14h, o músico, percussionista e luthier Afonsinho Menino estará no Sesc Osasco para ministrar duas oficinas de construção de instrumentos para o carnaval. Público de todas as idades aprenderão produzir ganzá, maraca e xequerê, utilizando materiais alternativos e tradicionais como potes de iogurte, garrafinhas pet e cabaça.

A programação já está no Portal do SescSP: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=239503

As inscrições gratutias serão 30 minutos antes da atividade, no Quiosque 4.
Endereço: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 - Osasco/SP.

Música
Em novembro, foram três apresentações do Zabumbando 
No mês de novembro, o músico Afonsinho Menino esteve em cinco apresentações no Sesc Osasco. Foram três dias com o Zabumbando e duas apresentações com o Trio Rabutaio.

Zabumbando é uma intervenção com público de todas as idades. Em poucos minutos e de forma lúdica, o percussionista Afonsinho Menino ensina crianças e adultos a extrair sons de tambores, ganzás e maracas disponibilizados para os interessados, formando uma ciranda rítmica espontânea. 

O repertório popular alternou entre ciranda, marchinha, bumba-meu-boi e samba, contagiando de alegria o espaço do Sesc Osasco. O público pôde experimentar a brincadeira brasileira mas não do lado de fora dela, como expectador, e sim como brincante. Alegorias como boizinho, cobra grande e elefantinho foram animados pelos participantes, completando a festa do Zabumbando.

As intervenções foram nos dias 2, 10 e 17.


Sesc Osasco também curtiu o cortejo do Trio Rabutaio

Já nos dias 3 e 4  de novembro foram as apresentações interativas do Trio Rabutaio. Afonsinho Menino (triângulo), Márcio Dedéu (sanfona e voz) e André Oliveira (zabumba) fizeram uma justa homenagem a Luiz Gonzaga e a diversos ícones da música nordestina. 

O repertório foi variado e descontraído, contagiando o público com muito forró, baião, xaxado e xote. Ótima oportunidade para quem gosta de dançar e se divertir. 

O grupo Rabutaio - que se completa com Fábio Bello (viola, cavaquinho e voz) e Yves Remont (violão 7 cordas) - surgiu em 2011 de um movimento musical colaborativo de mesmo nome, no bairro do Bexiga. Desde então, já fizeram shows em diversos locais, como Sesc Pinheiros, Fábrica de Cultura, Instituto Brincante, Igreja Acheropita, Memorial da América Latina (em São Paulo) e também em outras cidades, como São Caetano do Sul e Jarinu.

Mais fotos nos álbuns do "Ylu Brazil" no Facebook.


Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário