2 de setembro de 2014

Agende-se: Carimbolando na Benedito Calixto será sábado, 6/9



O grupo Carimbolando é formado por Afonsinho Menino - Ylu Brazil (percussão), Karina França (voz e banjo), Sergio Paulo (sax), André Luiz (percussão), Ivamilto Couto (baixo), Déia Lee (maracas) e Caçula Brito (maracas e dança). No sábado, 6/9, a partir das 10h30, a Praça de Alimentação da Feira Benedito Calixto contará... com a apresentação de um repertório muito divertido de carimbó paraense.

Carimbolando é um projeto que tem como proposta difundir um dos ritmos mais contagiantes do Brasil (o carimbó paraense) para além da Região Norte. Isso sem deixar de lado a contemporaneidade da música. No repertório, sucessos de Pinduca, Mestre Verequete e outros autores consagrados.

O Carimbolando é, assim, uma grande brincadeira e um mergulho na cultura paraense. Isso porque as músicas falam de personagens, animais, costumes e da culinária local, de uma forma bem humorada e ritmada.

A apresentação é gratuita.

SOBRE O CARIMBOLANDO

O carimbó é um ritmo e uma dança paraense. Nasceu na região do Salgado – no extremo norte do Pará, na face do Estado que é banhada pelo mar. A palavra “carimbó” vem da língua tupi: curi quer dizer pau oco, e m’bó, escavado – praticamente a própria descrição do curimbó – instrumento tradicional feito de um tronco escavado e pele de animal, que marca o ritmo da dança.

Tem elementos indígenas, africanos e europeus na sua composição, revelando sua origem bem brasileira. Os instrumentos musicais tradicionais são: curimbó, maracas, banjo e flauta. No Carimbolando, o curimbó é substituído por congas, cajon e caixa, já o saxofone entra no lugar da flauta.

O projeto nasceu há quase três anos, na Vila Buarque de São Paulo, a partir de encontros semanais abertos ao público, comandados por Afonsinho Menino. O grupo, porém, se definiu apenas em 2013, com a união de músicos interessados na pesquisa e difusão de um dos ritmos mais contagiantes do país.

A pré-estreia foi no final de setembro no Espaço Cultural Latino Americano (Ecla), no bairro Bela Vista, e a primeira apresentação oficial se deu na Festa do Círio de Nazaré, realizada na Igreja da Imaculada Conceição, no bairro do Ipiranga. Em abril de 2014, o Carimbolando realizou uma intervenção artística no Sesc Osasco.

Mais informações:
ylubrazil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário