5 de agosto de 2018

Afonsinho Menino ensina confecção de instrumentos da Capoeira no Sesc Bauru



O músico, mestre artesão, percussionista e educador Afonsinho Menino comanda duas Oficinas no Sesc Bauru entre os dias 7 e 17 de agosto. Uma para jovens (terças e quintas, das 15h às 17h) e uma para idosos (quartas e sextas, das 14h às 16h), na Sala de Múltiplo Uso 4. Inscrições na Central de Atendimento da unidade.

Durante a oficina, os participantes aprenderão a construir e tocar três instrumentos de percussão afro-brasileiros relacionados a um dos ícones da cultura brasileira: a Capoeira. Os instrumentos que serão construídos são: o berimbau infantil, o caxixi e o reco-reco de bambu. Não é preciso ter qualquer experiência musical anterior. Afonsinho Menino garante: “Todos sairão com seu instrumento em mãos”!

Para completar, a atividade termina em batucada (roda musical). Uma Vivência que pretende ir além dos toques de capoeira, explorando a natureza dos instrumentos, ligados à sua ancestralidade e modernidade – no estilo Naná Vasconcelos – músico que ficou conhecido mundialmente, tocando em especial o berimbau. Aliás, a Capoeira e o músico Naná estão ligados de uma forma muito especial. Naná nasceu em 2 de agosto (1944 - 2016) e a Capoeira é comemorada no dia 3 de agosto.

A aprendizagem da confecção ocorre passo-a-passo, a partir de metodologia própria. Já a roda musical permitirá aos participantes uma vivência rica e divertida com os instrumentos ligados à capoeira, explorando sua natureza sonora a partir de ritmos do repertório brasileiro. Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de atuação na educação musical.

Programação Portal Sesc:




Fotos e texto: 
Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário