16 de agosto de 2017

SAMBatucada será neste sábado no Sesc São Carlos

Durante a oficina, os participantes aprenderão a construir e tocar dois instrumentos de percussão, de forma muito simples e divertida


No dia 19 de agosto, sábado, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino estará no Sesc São Carlos para comandar a SAMBatucada. Durante a oficina, os participantes aprenderão a construir e tocar dois instrumentos de percussão, o mini xequerê e o agogô de ouriço.

A atividade será das 13h30 às 18h30, na Sala Multiuso. Não é preciso ter qualquer experiência musical anterior. Afonsinho Menino garante: “Todos sairão com seu instrumento na mão, e tocando”!

O xequerê consiste numa cabaça seca envolta por uma rede de miçangas. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com ritmo desejado. Já o agogô pode ter duas a quatro campânulas de metal ou outro material cônico, com tamanhos e sons diferentes, extraídos ao serem percutidas com baqueta de madeira. Nesta oficina, vamos confeccionar os agogôs com ouriço de castanha-do-Pará.

A aprendizagem da confecção ocorre passo-a-passo, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência. Já a oficina de ritmos é uma grande brincadeira, onde a aprendizagem ocorre de forma muito divertida.

Afonsinho Menino (Ylu Brazil)
Percussionista, luthier e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de contribuição à música. Em sua carreira, atuou em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar workshops, oficinas e aulas em diversos locais, inclusive unidades do Sesc, Itaú Cultural, Bibliotecas, Centros Culturais, Ongs, serviços sociais, entre outros.



Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário