2 de outubro de 2017

Toks & Batuks vai agitar o Sesc Vila Mariana no Dia das Crianças

Os participantes aprenderão a construir o ganzá e o agogô de forma simples e divertida

Em 12 de outubro, no Dia das Crianças, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino estará no Sesc Vila Mariana para comandar a oficina Toks & Batuks. Durante a atividade, os participantes aprenderão a construir dois instrumentos de percussão afro brasileiros: o ganzá ecológico e o agogô feito do ouriço da castanha-do-Pará.

Não é preciso ter qualquer experiência musical anterior. Afonsinho Menino garante: “Todos sairão com seu instrumento na mão”!

O ganzá é um instrumento de percussão utilizado muito no samba e outros ritmos brasileiros, tocado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos ou pequenas contas. Este será feito com potes de iogurte ou leite fermentado.

Já o agogô é formado por 2 a 4 campânulas de metal ou outro material cônico, com tamanhos e sons diferentes. Trata-se de instrumento africano, também chamado “gã”. Para tocá-lo, usa-se uma baqueta de madeira. Nesta oficina, vamos utilizar o ouriço de castanha-do-Pará.

A aprendizagem da confecção ocorre passo-a-passo, de forma muito divertida, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência.

Afonsinho Menino (Ylu Brazil)
Percussionista, luthier e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de contribuição à música. Em sua carreira, atuou em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar workshops, oficinas e aulas em diversos locais, inclusive unidades do Sesc, Itaú Cultural, Bibliotecas, Centros Culturais, Ongs, serviços sociais, entre outros.


Texto e fotos: 
Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário