19 de maio de 2012

Afonsinho Menino apoia Eureca 2012

 
Afonsinho Menino com crianças do Bloco Eureca

O percussionista Afonsinho Menino participou do Bloco Eureca Litoral 2012, que cantou o enredo "Pra lá do fim do mundo, um canto à liberdade". O bloco saiu pelas ruas de São Vicente na manhã de 12 de fevereiro, saindo da Praça Tom Jobim e encerrando na orla. Várias alas formadas por diversas organizações levaram sua alegria e seus protestos pedindo por mais saúde, respeito, cultura, desenvolvimento social, educação, cidadania, liberdade e transparência.
 
A proposta da iniciativa é unir alegria à consciência social e reafirmação dos direitos humanos. Eureca significa "Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente". Aberto à participação de todos, a música escolhida brinca com as "profecias" de que o mundo acabará este ano, ao mesmo tempo que anuncia o fim da exploração, da dominação e do desrespeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana. 


PRA LÁ DO FIM DO MUNDO, UM CANTO À LIBERDADE
Compositores: Adauto Fernandes, Bete Bacelar, João Camará, Villela e Wagner do Cavaco

Ser ou não ser
Sou eu que vou dizer
Liberdade
Músico entrega letra do samba enredo 2012
Meu caminho vou escolher

Hoje o Eureca na avenida
Fa um convite à reflexão
Será que o mundo tem que acabar?
Me responda sim ou não.
Desigualdade, violência e opressão
Injustiça, discriminação
Esse é o mundo que queremos
Ou sua transformação?

Com alegria vem a minha bateria
E as crianças nas trilhas do brincar
De cara limpa sou maluco beleza
Renovo a vida no ato de doar

A música desperta o tempo
Transforma o momento em união
Meu carnaval nossa forte aliança
Mensageiro da esperança
De um tempo que há de chegar
Educação, arte, cultura e lazer
Com respeito à natureza
Um novo tempo: da delicadeza.


Eureca 2012

Criado há 17 anos pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco Eureca sai às ruas para dar o primeiro grito de carnaval no município de São Bernardo do Campo. Desde 2006, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a rede de serviços de São Vicente participa desta ação e multiplicou o movimento, organizando a versão Eureca Litoral, coordenado pelo Camará.

 
Mais sobre o bloco

No carnaval, é comum vermos multidões que brincam a folia. Imagine então, no meio dessa profusão de cores e danças, uma multidão composta por crianças, adolescentes, educadores, gestores e representantes de movimentos populares em um único bloco que canta, entoa e defende os direitos das crianças e dos adolescentes em plena via pública. Esse é o objetivo do Eureca, bloco de carnaval que significa "Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente". Em 2012 realizou seu sexto desfile pelas ruas de São Vicente.

A origem dessa manifestação se deu em 1991 na cidade de São Bernardo do Campo, quando o movimento de meninos e meninas de rua decidiu ocupar o espaço público para mostrar e dar voz às crianças e adolescentes que vivem e trabalham nas ruas, se constituindo como um dispositivo de mobilização social logo após a ativa luta desse movimento para a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

E a partir de 2006, em uma parceria do Centro Camará de Apoio e Pesquisa à Infância e Adolescência com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a rede de proteção de direitos, o Eureca acontece em São Vicente. Com o passar dos carnavais, conta a cada edição com a participação mais ativa de entidades de outras cidades do litoral.


Afonsinho Menino e Lumena
No carnaval 2012, houve a participação de diversos setores da sociedade civil, formando alas temáticas: Associação de Moradores do bairro do Humaitá, Movimento Popular de Saúde, Associação Maluco Beleza, Camps, trupe de circo Akrobatic e trabalhadores da assistência social, Unversidade Federal de São Paulo, movimento nacional de Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente, coletivo Nós Digitais,  ONG Proeco de Santos e participação especial do educador e músico Afonsinho Menino - Ylu Brazil.

Mais fotos no álbum "Eureca 2012" do Facebook Ylu Brazil.


Renata Gobatti, com informação do Camará

Nenhum comentário:

Postar um comentário