15 de junho de 2012

Afonsinho Menino participará da I Festa Junina no Minhocão

Grupos independentes se organizam para realizar um grande arraial junino no coração da metrópole. Embalados pelo lema "as ruas são para dançar", um grupo de moradores e apaixonados pelo centro de São Paulo se reuniu para realizar, de forma independente e colaborativa, a 1ª Festa Junina no Minhocão. No dia 1º de julho, domingo, das 12h às 20h, o viaduto que corta o coração da cidade será palco de um lindo arraial junino, com direito ao maior túnel junino do mundo.

Na programação, estão confirmadas as apresentações do Grupo Rabutaio com Márcio Dedéu (sanfona e voz), Afonsinho Menino (percussão), André Oliveira (zabumba), Fábio Bello (viola e voz) e Yves
Remont (violão 7 cordas); do artista popular Orikerê e seus bonecos Juvenal (ventríloco) e Lili Bolero (dançarina); além de mostra de instrumentos de percussão Ylu Brazil.

Grupo Rabutaio - apresentação realizada no Sesc Pinheiros
Foto: André Belizário
Por volta das 14h, será realizado um "Pandeiraço", comandado pelo músico e percussionista Afonsinho Menino. Quem quiser participar, basta levar um pandeiro e entrar na roda para brincar com os ritmos juninos.

A Festa Junina contará também com oficinas de arte para crianças e adolescentes e ao longo de todo o domingo terá brincadeiras típicas, apresentações de grupos folclóricos, teatro de rua, palhaços matutos, contação de história valorizando a cultura junina brasileira, forró pé de serra, sambada de coco e muito mais.

Esta primeira edição terá como foco o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, mas também haverá projeções de arte digital, trios de forró e uma releitura junina da festa alternativa "Gente que Transa".


As comidas ficarão por conta dos participantes. A ideia é realizar um piquenique coletivo em que cada participante traga um prato típico. Essa é a maneira que encontraram de exaltar a colaboratividade e levar também aos participantes a responsabilidade de fazer a festa acontecer.

Para ajudar na arrecadação e divulgação, no dia 24 de junho (das 13h às 20h), dia de São João, haverá uma edição especial do já tradicional Samba na Casa do Gato (http://www.facebook.com/sambanacasadogato), que ocupa uma vila italiana na Barra Funda com samba-choro, comidas típicas e degustação de cachaças. A entrada é R$ 5 e há venda de comida e bebidas.


Preparativos - A festividade já ocupa o espaço para elaborar os preparativos para o grande dia. Todos os domingos de junho, a partir das 12h, no trecho do Minhocão em frente à praça Marechal Deodoro, os colaboradores se reúnem para produzir as bandeirinhas, promover oficinas de reaproveitamento de material, organizar os próximos passos e formar a rede de interessados em ocupar o centro de São Paulo com atividades culturais. Participe!


Para mais informações, visite: https://www.facebook.com/events/417850688235833/

Contato: festajuninaminhocao@googlegroups.com
Ana Luisa Medeiros- 7309 0224
Grasi Drumond - 8383 0211
Jean-Pierre Gingold - 6040 0312
Samira Rodrigues - 7034 9603


Renata Gobatti
com informações da organização da Festa Junina do Minhocão

Nenhum comentário:

Postar um comentário