26 de junho de 2012

Minhocão será transformado em arraial

A I Festa Junina do Minhocão será realizada no domingo, 1º de julho, próximo do Metrô Marechal Deodoro. A partir das 12h começará a programação recheada de apresentações culturais e participações especiais de artistas e cidadãos interessados em resgatar os espaços públicos como locais lúdicos e de encontros.

Às 14h30 haverá um dos momentos mais importantes do evento: o PANDEIRAÇO, comandado pelo músico percussionista Afonsinho Menino. Trata-se de uma reunião espontânea de pandeiristas. De modo colaborativo e seguindo uma didática lúdica e simples, cada participante que levar seu pandeiro será envolvido nos ritmos nordestinos como baião, coco e forró. Não é preciso ser expert no instrumento, apenas comparecer e participar da roda que será formada com muita alegria.

Durante o cortejo ritmico, uma figura feminina vestindo uma saia de 30 metros chamará o público para o banquete. Será a celebração à vida e ao alimento - uma referência histórica das antigas festas de junho, inicialmente preparada como forma de agradecimentos pela colheita. Em seguida, a "saia" é posta como uma grande toalha de piquenique, onde será compartilhado o baquete coletivo produzido por cada participante de forma espontânea.
Afonsinho fará uma mostra de seus instrumentos
Outra atração que Afonsinho Menino participará é a MOSTRA DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS YLU BRAZIL. Os instrumentos artesanais percussivos Ylu Brazil são produzidos por Afonsinho, também luthier. Com mais de 30 anos de pesquisas, apresenta exemplares de agogô, xequerê, abê, cajon e tambores diversos. Uns produzidos com matéria-prima tradicional - couro, cabaça, bambu. Outros, recriados com materiais reciclados, como garrafas peti, potes plásticos e tubos de PVC. Toda essa inovação sem prejudicar o mais importante: a qualidade sonora.
Juvenal e Orikerê: ventríloco

O teatro popular também terá vez na Festa do Minhocão. Artista popular, multi-instrumentista, manipulador de bonecos e luthier, Orikerê é um verdadeiro representante da cultura nordestina. Em sua apresentação com o ventríloco Juvenal e a boneca dançarina Lili Bolero, revive manifestações comuns do sertão, trazendo para a capital paulista elementos típicos cheios de humor. A apresentação será às 17h.

Na festa junina não pode faltar forró. O GRUPO RABUTAIO, formado por Márcio Dedéu (sanfona e voz), Fábio Bello (viola e voz), Afonsinho Menino (percussão), André Oliveira (zabumba) e Yves Remont (violão 7 cordas),faz uma justíssima e animada homenagem à Luiz Gonzaga, num repertório recheado de hinos nordestinos e histórias que o velho Lua cantava com seu estilo único. A apresentação será às 18h. O grupo surgiu do movimento chamado Rabuitaio, realizado no Espaço Cultural Novo Lua Nova, no Bexiga.
O Grupo Rabutaio se apresentará às 18h
Vale a pena conferir!

Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário