18 de maio de 2013

Eco-instrumentos Ylu Brazil serão expostos no Parque Villa Lobos

Afonsinho Menino expõe eco-instrumentos no Parque Villa Lobos
Durante todo domingo, 19/5, o percussionista e luthier Afonsinho Menino participará da primeira Eco Feira nos Parques Urbanos. O objetivo do Circuito de Eco Feiras é mostrar as inúmeras possibilidades artesanais apresentando produtos feitos com material reciclado ou natural. Nesta edição de lançamento, cerca de 20 artesãos irão demonstrar sua criatividade no Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025 - Alto de Pinheiros - São Paulo/SP).

Tambores, xequerês, ganzás, maracas, claves, reco-recos, atabaques, berimbau, entre outros, vão compor a Mostra Ylu Brazil de Eco-instrumentos. Afonsinho lembra que a ideia é demonstrar que é possível fazer instrumentos musicais de qualidade usando o que a maioria das pessoas jogam fora.

É possível usar materiais naturais ou recicláveis
 "Dá pra usar garrafas peti, potinhos de iogurte, bombona de azeitona, pedaços de tubo PVC ou conduíte, caixa de pizza, latas e até reaproveitar pedaços de móveis descartados ou caixas. E o resultado é surpreendente, não apenas estético, mas sonoro também", afirma.

Há ainda instrumentos percussivos feitos de matéria-prima natural, como cabaça, madeira, bambu e couro, produtos que não causam impacto negativo na natureza como os plásticos, por exemplo.

Outra boa novidade serão os objetos percussivos inusitados. Exemplos disso são: "xilofone" feito de azulejo, baixo africano feito de bombona plástica, os tubos de Pan feitos de cano de PVC e o conduíte psicodélico. Alguns muito simples de usar, que despertam a curiosidade de crianças e adultos e que podem também ser de grande interesse de músicos e contadores de histórias.

"Vale a pena visitar nosso estande na Eco Feira do Villa Lobos. Acredito que muitos vão se surpreender com a versatilidade sonora extraída dos instrumentos", completa Afonsinho Menino.
Os instrumentos surpreendem pela qualidade sonora

Circuito Eco Feiras
O evento tem objetivo de mostrar possibilidades artesanais com material reciclado, conscientizar a população da importância da coleta seletiva para o desenvolvimento sustentável e expor produtos que tenham relevância cultural, social e ambiental.

O Circuito é promovido pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Empregoe Relações do Trabalho, juntamente com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). A ideia é
promover sete feiras até o fim do ano.

Vinte artesãos foram selecionados para participar da Eco Feira pois trabalham com resíduo têxtil, resíduo industrial, sementes e/ou fibras naturais.

As outras Eco Feiras serão realizadas nos seguintes Parques: Água Branca (junho), Belém (julho), Juventude (agosto), Guarapiranga (setembro), Gabriel Chucre - Carapicuíba (outubro) e Monsenhor Emílio José Salim - Campinas (novembro).

Serviço:
Mostra de Eco-Instrumentos Ylu Brazil
Data: 19/5, das 10h às 17h
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025 - Alto de Pinheiros
Entrada gratuita

Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário