2 de outubro de 2017

Afonsinho ensina a confecção de instrumentos feitos de cabaça no Sesc Pq. D. Pedro II

A atividade vai começar com a produção do xequerê

Durante três sábados, 14, 21 e 28 de outubro, das 10h30 às 13h30, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino leva ao Sesc Parque Dom Pedro a oficina "Purunga Afro Musical". 

Berimbau
Na oficina, os participantes vão aprender a construir e tocar três instrumentos de percussão afro-brasileiros feitos de cabaça: o xequerê, o berimbau e o tambor. A metodologia passo-a-passo permite que pessoas sem experiência alguma possam acompanhar a atividade, realizando a construção no período de três horas e saindo com seus instrumentos prontos. 

Não é preciso ter qualquer experiência musical anterior. Afonsinho Menino garante: “Todos sairão com seu instrumento na mão”!

A aprendizagem da confecção ocorre passo-a-passo, de forma muito divertida, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência.

A atividade termina em festa e batucada! 
Tambor de cabaça

14/10: Xequerê
O xequerê consiste numa cabaça seca envolta por uma rede de miçangas. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com ritmo desejado. 

21/10: Berimbau

O berimbau, comum nas rodas de capoeira, é feito com cabaça presa na verga, esticada por um arame. Para extrair som, são usados uma baqueta e um dobrão (pedra), acompanhado do caxixi. 

28/10: Tambor de Cabaça
O tambor é feito também de cabaça, couro e corda, e possui uma variedade de timbres, a depender do tamanho da purunga usada como corpo. 

Inscrições na Central de Atendimento a partir da 1/10.



Afonsinho Menino (Ylu Brazil)
Percussionista, luthier e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de contribuição à música. Em sua carreira, atuou em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar workshops, oficinas e aulas em diversos locais, inclusive unidades do Sesc, Itaú Cultural, Bibliotecas, Centros Culturais, Ongs, serviços sociais, entre outros.


Texto e fotos: 
Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário