2 de maio de 2019

Afonsinho Menino ensina confecção de instrumentos no Sesc Taubaté em maio

Materiais recicláveis serão usados na produção dos instrumentos 

Já pensou em transformar potes de iogurte, sobras de conduíte e até tampinhas plásticas de garrafa em instrumentos musicais? Essa é a ideia da Oficina de Construção de Instrumentos com Material Reciclável, que o Sesc Taubaté vai oferecer todos os sábados de maio, a partir do dia 4. Para conduzir esse aprendizado, convidou o músico, educador e construtor de instrumentos de percussão, Afonsinho Menino.
 
A aprendizagem é simples, passo-a-passo, e pode ser acompanhada por crianças e adultos. Serão quatro instrumentos diferentes, um a cada sábado do mês. Dia 4/5, ganzá ecológico; dia 11/5, efeito de tampinha plástica; dia 18/5, reco-reco de conduíte; e dia 25/5, eco maraca. “Não são instrumentos descartáveis, que chega em casa já estragados. Apesar de usar materiais reciclados, são resistentes e com ótima sonoridade”, afirma Afonsinho.

O mais interessante é que com o instrumento pronto, os participantes vão aprender a extrair sons dele, a partir de ritmos do repertório popular, além de conhecer outros instrumentos percussivos de forma divertida e lúdica. A atividade integra pessoas, estimula novas conexões cerebrais, acalma, promove autoconhecimento, ameniza a dor, induz ao movimento, melhora a comunicação, aumenta a imunidade, cria vínculos e ativa a memória. Além disso, libera dopamina, causando sensação de bem-estar.

A atividade é gratuita, com início sempre às 10h30. Interessados precisam se inscrever na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.

AFONSINHO MENINO 

Percussionista, luthier e pesquisador, Afonsinho Menino tem mais de 30 anos de atuação na música. Em sua carreira, tem participado de grupos musicais e trabalhos solos, montado exposições, construído e recriado instrumentos percussivos, além de ministrar workshops e oficinas para públicos de todas as idades. Já desenvolveu atividades em diversos espaços e equipamentos culturais como unidades do Sesc/SP, Itaú Cultural, Museu da Imagem e Som - MIS, Prefeituras, Secretaria de Estado, centros de cultura e projetos sociais não apenas de municípios paulistas, mas também em outros Estados.


Fotos e texto: 
Renata Gobatti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário