29 de julho de 2010

Cortejo Zabumbando surpreende paulistas


O encantamento e a alegria do Cordão Zabumbando – de bumba-meu-boi – contagiaram muita gente que se surpreendeu com os brincantes “saltimbancos” na Praça Roosevelt e percorrendo algumas ruas do bairro do Bexiga, na tarde de 4 de julho. Boi Zabumbão e Burrinho Maskarado, alegorias centrais da folia, foram acompanhados por Maria França, André Fiori, Renata Gobatti e o artista popular Afonsinho Menino, que comandou a música durante todo o trajeto.

Da Praça Roosevel ao Bexiga, muita alegria


Crianças e adultos não resistiram ao "convite" e participaram da brincadeira improvisada na frente das casas, estabelecimentos comerciais ou mesmo nas calçadas e espaços públicos. Motoristas buzinaram, acenaram e até fizeram uma paradinha para ver de perto o cortejo.

Também teve jovens que fizeram questão de registrar o momento em suas câmeras, e até turista estrangeiro que não perdeu um lance ou giro do Zabumbão para tirar suas fotos e mostrar aos seus conterrâneos da Itália. "Para mim, o bumba-meu-boi é a brincadeira mais ingênua e carregada de símbolos, é a alma do sincretismo indígena, europeu e africano... Precisamos resgatar nossa identidade", afirma Maria.

O cortejo não passou despercebido pelas ruas da capital

“A simpatia pelo bumba-meu-boi demonstra que esta manifestação ainda está presente e resiste mesmo no maior centro urbano do Brasil”, afirma Afonsinho. A intenção, segundo ele, é repetir a experiência nos próximos anos, inclusive realizando novamente as oficinas de percussão e os ensaios que, em 2010, foram na Praça Roosevelt, todos os domingos de junho.

Como reflexo da própria composição da megalópole, o artista acredita que este movimento popular ganhará uma característica peculiar em São Paulo: a assimilação das diversas “versões” da brincadeira que tem o boi como personagem principal. Durante os quatro encontros, maranhenses, mineiros, cearenses, catarinenses, gaúchos, baianos, paulistas... representantes de praticamente todo País, contribuíram com suas histórias, ritmos, canções e ginga. “O Cordão Zabumbando é um boi de retalho. Traz um pouco de cada lugar, de cada participante, sendo assim uma brincadeira realmente brasileira”, brinca Menino.


Fotos: Renata Gobatti e André Fiori

2 comentários:

  1. Olha que legal ver a forcinha que dei aqui postada.
    De fato, foi divertido aquele dia, até pela reação de todos que viam aquilo (e, na maior parte das vezes, que não me viam debaixo do boi). Independente de quem fosse, não passava indiferente. Desde a risada daquele molequinho de 1 ano às buzinas dos carros passando, a reação ao inusitado era das mais interessantes de se ver.

    ResponderExcluir
  2. É verdade André, participar do cortejo zabumbando foi uma experiência indescritível, numa brincadeira tão simples... senti as minhas emoções mais verdadeiras, a nossa alegria contagiando as pessoas de todas as idades e condições sociais que encontramos pelo caminho...

    ResponderExcluir