3 de julho de 2010

Festa completa: artista popular confecciona os personagens do bumba-meu-boi

A brincadeira do bumba-meu-boi não poderia deixar de ter seus ilustres personagens: o boi, centro da festa, e o burrinho, seu fiel amigo. Além do capricho e da criatividade, as alegorias foram feitas artesanalmente com muito material reciclado: "Sacola plástica, jornal velho, tampinhas de garrafa e copo descartável são alguns dos exemplos", explica Afonsinho Menino. O colorido ficou por conta das fitas, lantejoulas e da chita, dando aquela cara bem brasileira aos bichos.

Para aguentar os giros e investidas de alegria, a estrutura é arame e papelão. Depois vem a cabeça, feita com uma sacola cheia de papel amassado. No pescoço, o reforço com potes de plástico e mais papel. O corpo foi preparado com todo cuidado, respeitando as curvas do animal. Depois disso, os tecidos e os detalhes: chifres, flores e mais cores! Pronto: o boi Zabumbão ficou cheio de graça.

Na confecção do burrinho Maskarado, a técnica usada foi a mesma. Muito papel, cola, tecido, capricho e alegria. A saia mais curta, a crina colorida, suspensórios, o chapéu de palha na cabeça dão o toque final. "E os óculos vermelhos deixaram a cara ainda mais divertida. Ficou parecendo um super herói disfarçado", se diverte o artista popular, apostando no sucesso do brinquedo.


Com a dupla pronta, a brincadeira do Cordão Zabumbando Ylu Brazil vai ficar ainda mais animada. Após os quatro ensaios realizados na Praça Roosevelt durante todos os domingos do mês passado, o cortejo sairá dia 4 de julho, encerrando as atividades juninas de 2010.

Vai deixar saudades em muitos brincantes. Mas também uma certeza: que o Centro de São Paulo tem agora um cordão bem brasileiro, feito com um pouquinho da história de cada participante e movido pela alegria de vivenciar uma das manifestações mais difundidas em todo País.

Viva a Cultura Brasileira!


Renata Gobatti
Fotos: Renata Gobatti e Afonsinho Menino

2 comentários:

  1. me ajudou mt a fazer um paraa feira cultural na qual o tema é bumba-meu-boi

    ResponderExcluir
  2. QUE LINDO TRABALHOR !!!!!!!ME EMOCIONEI MUITO VER SEU BOI DE REIS ...EU SOU FILHO DE BRINCANTE .
    CLEYDSON CATARINA.

    ResponderExcluir