31 de julho de 2010

Diadema promove um mergulho na cultura percussiva brasileira


Os instrumentos são confeccionados pelo luthier Afonsinho Menino

O Centro Cultural Taboão oferece em agosto duas atividades que proporcionarão à população de Diadema um mergulho cultural da arte percussiva nacional: a Exposição de tambores Ylu Brazil, e a Oficina de Construção de Instrumentos e Ritmos Brasileiros.

A Exposição Ylu Brazil, com abertura marcada para a próxima terça-feira, 3 de agosto, apresentará um amplo cenário percussivo composto por aproximadamente 20 instrumentos de origem africana. Entre eles: xequerê, afoxé, tambor de folia, cajon, atabaque, berimbau, ylu soró, berimbau e pandeirão. Mas a mostra vai muito além de retratar esta tradicionalidade.

Com pesquisas e experimentações desenvolvidas há mais de duas décadas, Afonsinho passou a trabalhar também com filosofia do músico e luthier Anton Walter Smetak, criando objetos melódicos e ao mesmo tempo plásticos, performáticos, a partir de materiais e formas inusitadas, como a ronda (foto) e o ladrilhofone.

Independente do tipo, porém, todos são feitos artesanalmente e apresentam a visão particular do artista popular, morador de Diadema, contextualizados à realidade do País. “Trouxe os instrumentos para a contemporaneidade”, afirma. A mostra ficará aberta durante todo o mês, encerrando a visitação no dia 31 de agosto.

"Luiz Mauro Lumumba foi meu primeiro mestre luthier. Foi com ele que aprendi fazer os tambores e fiz a primeira exposição, no Sesc Carmo, em 1989", afirma. Depois desta mostra, outras foram realizadas: Centro Cultural “Cândido Portinari”, Diadema (1991); Taboão da Serra (1996); Centro Cultural de Bauru (1999); e no Sesc Bauru (2001).


Afonsinho Menino

O percussionista, luthier e pesquisador tem mais de 30 anos de contribuição à música. Identificou ainda bem jovem sua vocação, buscando formação específica em instituições de ensino reconhecidas, como o Conservatório Souza Lima. Em sua carreira, Afonsinho atuou em grupos, bandas e trabalhos solos, tocando percussão ou fazendo arranjos musicais, inicialmente em Diadema e região metropolitana de São Paulo, depois no interior. Há cerca de 18 meses retornou à capital paulista.

Desde 1989, também ministra workshops e oficinas de ritmos e construção de instrumentos. “A luthieria proporcionou a mim um aprendizado diferente, enriquecendo meu trabalho como percussionista e músico”, afirma.


SERVIÇO
Exposição Ylu Brazil, por Afonsinho Menino
Data: de 6 a 31 de agosto
Local: Centro Cultural de Taboão
Gratuito



Luthieria e ritmos, sem mistério


Paralelamente a isso, serão realizadas duas Oficinas de Percussão, ambas também comandadas por Afonsinho Menino. Na primeira, marcada para dia 21 de agosto, das 10h às 13h, ele dará a Oficina de Confecção de Instrumentos. O foco está nos tambores, como atabaques e bongôs produzidos a partir de materiais tradicionais e alternativos como, por exemplo, tubos de PVC e papelão.

Na Oficina de Ritmos, marcada para dia 28, 10h às 13h, o músico ensinará aos inscritos a execução de temas brasileiros como baião, ciranda e bumba-meu-boi, de forma lúdica e didática, facilitando o aprendizado. Assim, as atividades permitirão um mergulho na própria identidade cultural brasileira e suas múltiplas influências sonoras e técnicas percussivas.

“Não tem mistério. A expectativa é promover uma vivência prática com a participação de todos”, garante Afonsinho Menino.

SERVIÇO
Oficina de Percussão, com Afonsinho Menino
Local: Centro Cultural de Taboão
Construção de Instrumentos
Data: 21 de agosto, das 10h às 13h
Oficina de Ritmos
Data: 28 de agosto, das 10h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário