16 de julho de 2013

Afonsinho Menino presenteia Sr. Brasil


Rolando Boldrin fala do cenário do Sr. Brasil, o primeiro certificado pela FSC
Renan e Afonsinho
Afonsinho Menino, luthier e músico, esteve no último dia 10 de julho na gravação do programa Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin. Na ocasião, presenteou o cenário com mais uma peça Ylu Brazil, um tambor ecológico feito de tubo de PVC, couro, corda e chitão. O convite para assistir às apresentações foi do coordenador da Ouvidoria da Sutaco, Renan Novaes, e da produtora do programa Sr. Brasil, Patrícia Boldrin, durante a feira Mega Artesanal.

Esta é a terceira peça Ylu Brazil que vai para o acervo do Sr. Brasil. O cenário do programa é o primeiro da televisão brasileira a receber certificação FSC, ou seja, com atestado da origem responsável, considerando aspectos sociais e ambientais no manejo florestal para uso da madeira usada na construção do palco.

Afonsinho Menino e seu eco tambor 
Segundo Afonsinho Menino, é uma honra contribuir para embelezar ainda mais o palco que recebe tantos talentos do Brasil. Como diz o próprio Rolando Boldrin, o programa tem o intuito de tirar o País da gaveta e a divulgação do artesanato regional está presente não apenas como pano de fundo, mas como personagem importante.

"Estar representado no cenário do Sr. Brasil, nos tambores e outros instrumentos artesanais, é uma alegria enorme", afirma o luthier. As peças do acervo obedecem critérios de sustentabilidade e da cultural popular brasileira. Os artesãos parceiros ganham visibilidade, uma vez que as peças também ficam expostas virtualmente no site do programa (www.cmais.com.br/srbrasil), com texto explicativo e dados para contato direto com seu criador.

Rolando Boldrin e o luthier Afonsinho Menino
Os primeiros instrumen-tos dados ao apre-sentador Rolando Boldrin foi em 2011: um tambor de folia e um agogô feito do ouriço de castanha-do-pará.


Certificado FSC
O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. Atualmente, os negócios com produtos certificados geram rendimentos da ordem de 5 bilhões de dólares por ano em todo o globo. FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. 

Texto e fotos: Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário