23 de novembro de 2010

Cordão Zabumbando abre programação cultural no aniversário de Diadema

Afonsinho Menino comandará a ciranda rítmica na Praça da Moça

A festa de aniversário de Diadema será ainda mais especial este ano. O idealizador do projeto Ylu Brazil, Afonsinho Menino, abrirá a programação de arte popular com o Cordão Zabumbando, ao lado dos músicos Orikerê e Leandro Barbosa. A brincadeira será promovida no dia 4 de dezembro, a partir das 15 horas, na Praça da Moça.

"A ideia é integrar crianças e adultos numa grande ciranda, reafirmando a cultura como elemento vivo da comunidade”, conta Afonsinho. Além disso, a iniciativa visa resgatar as brincadeiras populares em espaços públicos e democratizar a arte de tocar instrumentos, ensinando ritmos como o bumba-meu-boi.

O resultado será uma grande mobilização musical e visual no centro da cidade, embalada ao som de matracas, ganzás e da percussão corporal da “bateria” formada pelos participantes. Trinta instrumentos, condeccionados com materiais alternativos, serão distribuídos entre os participantes.
Alegorias como boi, burrinha, elefante, ema e uma cobra grande – personagens lúdicos de manifestações populares – completam o espetáculo. “Esta grande brincadeira coletiva revela o acesso à música e o potencial criativo que temos ao alcance de nossas mãos”.


Serviço
Cordão Zabumbando
Com Afonsinho Menino, Orikerê e Leandro Barbosa
Data: 04/12, às 15h
Local: Praça da Moça
Gratuito


Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário