29 de novembro de 2010

Afonsinho Menino participa de Missa Afro em Itapecerica da Serra


Depois de compor grupo de músicos na Igreja da Sé, em São Paulo, o percussio-nista Afonsinho Menino participa da Missa Afro realizada na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja Matriz de Itapecerica da Serra. A celebração, também em comemoração ao Dia da Consciência Negra, foi proferida por Frei Leandro no dia 28 de novembro de 2010.

Além da ornamentação, a música - comandada por Orikerê e reforçada com congas, caixa, agogô, xequerê, caxixi, surdo e berimbau - transformou o clima da igreja que, mesmo sem abrir mão de sua liturgia, permitiu a comunicação com a religiosidade e a cultura africana representadas em muitos elementos naquela ocasião.

Entre os momentos mais interessantes da celebração, destaque para a apresentação dos santos que reservam uma relação especial com a comunidade afro-brasileira - como Nossa Senhora Aparecida e São Benedito - e a apresentação de cartazes com cerca de 30 personalidades símbolos da resistência e luta contra o preconceito racial – como Zumbi dos Palmares e João Cândido.


Renata Gobatti - reportagem e fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário