A atividade carnavalesca é direcionada a público de todas as idades |
Xequerê |
Xequerê, instrumento afro-brasileiro, tem ganhado cada vez mais espaço no carnaval. Consiste em uma cabaça coberta com uma rede de contas coloridas. Seu som é extraído por agitação.
Ganzá |
Ganzá é um instrumento percussivo muito comum no samba e em outros ritmos brasileiros. Em geral é feito de tubo metálico ou plástico. Nesta oficina, os instrumentos serão feitos com material alternativo, como potinhos de iogurte ou leite fermentado. Para fazer o som por agitação, coloca-se micromiçangas, pedrinhas ou sementes dentro do corpo.
Maraca, de origem indígena, é um instrumento muito comum nas danças latino-americanas. Pode ser feita de cabaça, coco, metal ou plástico, com cabo, tendo sementes, miçangas ou mesmo areia grossa em seu interior. A proposta da Oficina Ylu Brazil é fazer um instrumento ecológico, assim como o ganzá, usando materiais alternativos e fáceis de encontrar, como garrafinhas pet, miçangas ou sementes e cabos de vassoura.
A programação já está no Portal do SescSP: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=239503
As inscrições gratutias serão 30 minutos antes da atividade, no Quiosque 4.
Endereço: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 - Osasco/SP.
Renata Gobatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário