7 de junho de 2010

Cordão Zabumbando quer fazer da Praça Roosevelt o arraial do boi

O segundo ensaio geral será realizado neste domingo, 13 de junho


O Dia de Santo Antonio ficará ainda mais animado com o segundo ensaio geral do Cordão Zabumbando Ylu Brazil, marcado para 13 de junho, das 15h às 17h, na Praça Roosevelt. Afonsinho Menino, artista popular, é quem comanda a brincadeira, ensinando aos interessados que levarem instrumentos os acordes das músicas do bumba-meu-boi.

Ele afirma que, no último domingo, houve uma participação significativa – apesar da grande concorrência rítmica e sonora da Parada do Orgulho GLBT. “A expectativa agora é que apareça mais gente para nossa festa”, afirma Afonsinho.

A iniciativa cultural visa essencialmente promover um ajuntamento de pessoas no centro de São Paulo, interessadas em participar espontaneamente de uma das manifestações mais difundidas em todo Brasil, e que está intimamente ligada aos festejos juninos.

“É como resgatarmos a nossa criança interior”, relata a dentista Maria França Silva, que compareceu ao primeiro dia de ensaio com um mini-xequerê nas mãos. Marla Matos levou sua bebezinha de um ano para a brincadeira. Já a inspetora escolar Aline Lima Pancara tomou emprestado um ganzá feito com potinhos de leite fermentado, recheados com grãos de arroz e feijão, demonstrando sua habilidade rítmica.

Para integrar ao grupo, o brincante deve levar seu próprio instrumento. Caso não tenha, vale até improvisar com materiais reciclados. “O mais importante é participar”, resume o artista popular. É necessário ainda que o integrante tenha mais de 18 anos ou, se menor, esteja acompanhado da família.

Os ensaios-oficina culminarão no cortejo musical Zabumbando, dia 4 de julho, que sairá da Praça Roosevelt em direção à Praça Dom Orione, no Bexiga, passando pelas ruas Santo Antonio e 13 de Maio. A atividade é gratuita.


SERVIÇO
Cordão Zabumbando Ylu Brazil

Ensaios: todos os domingos de junho, das 15h às 17h
Local: Praça Roosevelt
Cortejo musical: 4 de julho, das 15h às 17h
Trajeto: Praça Roosevelt, Rua Santo Antonio, Rua 13 de Maio, até Praça Dom Orione
Público: maior de 18 anos ou menores acompanhados da família
Gratuito

Texto e fotos: Renata Gobatti

2 comentários:

  1. Olá!!!
    Acabei de ficar sabendo do movimento e estou interessada em participar!!!
    Fui no Morro do Querosene nesse ano, no sábado de Aleluia e achei muito interessante!!!
    Eu e meu marido não temos instrumentos, precisamos improvisar um para levar ou há instrumentos improvisados para nós?
    Se precisarmos improvisar, vimos o pessoal no Morro do Querosene com dois pedaços de madeira, um em cada mão, marcando o compasso! Pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Olá Vankristy,
    temos levado alguns instrumentos alternativos para a Praça Roosevelt nos dias de ensaio, feitos com material reciclado, como ganzás de potes de leite fermentado ou de vitamina C, recheados de arroz e feijão, que emprestamos.
    A respeito destes pedaços de madeiras a que se refere, chamam-se matraca. Pode ser sim! São uma ótima opção e fazem acompanhamento muito legal na brincadeira do boi!
    O importante é que participem. Estaremos esperando por vocês neste domingo!

    Um abraço,
    Afonsinho Menino

    ResponderExcluir