26 de junho de 2010

Tem boi na Praça

Terceiro ensaio do Cordão Zabumbando vira comemoração da goleada do Brasil contra Costa do Marfim

O Cordão Zabumbando Ylu Brazil ganhou um ilustre integrante: o boi Zabumbão. Sua primeira apresentação pública foi exatamente no dia do jogo do Brasil contra Costa do Marfim, 20 de junho. O personagem central da brincadeira do bumba-meu-boi não resistiu à vitória da seleção brasileira e saiu para comemorar com os paulistanos, nas ruas próximas à Praça Roosevelt.

“O boi nasceu no meio da festa”, brinca o comandante dos ensaios e idealizador da atividade, Afonsinho Menino. Ele se refere não apenas ao grande festejo motivado pelo maior campeonato mundial de futebol, mas também à Parada do Orgulho GLBT – data do primeiro ensaio geral do Cordão.

Durante todos os domingos de junho, estão sendo promovidas gratuitamente oficinas de percussão para interessados em vivenciar a manifestação popular. Para participar é muito fácil: basta comparecer com seu instrumento e entrar na brincadeira. Os acordes são ensinados pelo artista popular Afonsinho, de forma bem simples e divertida.

“A ideia é prepararmos uma grande orquestra popular para o cortejo musical do dia 4 de julho”, enfatiza. Ele aposta que, da mesma forma que os blocos carnavalescos de rua têm ganhado força ano a ano, a manifestação do bumba-meu-boi e outras similares (como boi-de-mamão e boi-bumbá) também será resgatada e passará a fazer parte do calendário cultural junino da cidade.

“É um boi de retalho, coletivo, feito de vários sotaques e diversas origens – já que São Paulo representa essa diversidade - mas de mesma alegria também”. A simpatia de muitos cidadãos é flagrante. Nas ruas, as pessoas param para tirar fotos, perguntar sobre as atividades e relembrar histórias relacionadas à brincadeira. As crianças também se encantam com o boi Zabumbão, interessadas na alegoria e na fantasia estimulada por ela.




Cortejo musical

Os ensaios-oficina de domingos culminarão no cortejo musical do Cordão Zabumbando, dia 4 de julho, que sairá da Praça Roosevelt em direção à Praça Dom Orione, no Bexiga, passando pelas ruas Santo Antonio e 13 de Maio. A previsão de saída é 15h. A atividade é gratuita.


SERVIÇO
Cordão Zabumbando Ylu Brazil
Ensaios: todos os domingos de junho, das 15h às 17h
Local: Praça Roosevelt
Cortejo musical: 4 de julho, das 15h às 17h
Trajeto: Praça Roosevelt, Rua Santo Antonio, Rua 13 de Maio, até Praça Dom Orione
Público: maior de 18 anos ou menores acompanhados da família
Gratuito

Fotos: Renata Gobatti e Afonsinho Menino

Um comentário: