14 de outubro de 2009

Bauru se prepara para o II Revelando São Paulo

Crédito/Alexandre H. Silva


O Recinto Mello de Moraes está sendo preparado para receber a II Edição do evento "Revelando São Paulo - Entre Rios e Trilhos", que tem início nesta quinta-feira (15/10), às 12h. O evento tem como objetivo valorizar e divulgar a cultura regional de todo o estado de São Paulo e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Bauru. A programação segue até o dia 18/10 (domingo).
Para os serviços referentes à viabilização estrutural do evento, a Prefeitura Municipal conta com as equipes das Secretarias Municipais de Cultura, Obras e outras, além do apoio da iniciativa privada, através da Beneplan.
Durante quatro dias, o Festival de cultura do Estado aproximará a população à diversidade da cultura tradicional expressada no artesanato, na culinária, em manifestçaões folclóricas como Moçambique, Catira, Congos, Folia de Reis, e bonecões entre outras.
No dia 15/10, a abertura do Revelando São Paulo contará com missa campal sertaneja, após chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Recinto, prevista para às 12h.
E de 16/10 a 18/10 (sexta-feira a domingo), o Recinto estará aberto ao público das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Bauru



Difundindo a cultura do interior paulista

Batizadas “Entre Rios e Trilhos”, as edições em Bauru fazem referência à importância da ferrovia na história do Interior e a toda porção do Estado entre os rios Tietê e Paranapanema, área que o festival pretende abranger.
Segundo material de divulgação, a idéia de difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas.
Desde 1973 ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo Interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.
Fonte: Jornal de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário