14 de outubro de 2009

II Revelando São Paulo mostra a cultura tradicional de Bauru

O Parque Mello Mores reúne artesãos, culinaristas, Folias de Reis, violeiros e Congadas do interior paulista

Clube da Viola de Bauru

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru, o II Revelando São Paulo – Entre Rios e Trilho começa no dia 15 e segue até o dia 18 de outubro, no parque Recinto Mello Morais. Durante quatro dias, o evento aproximará a população da diversidade da cultura tradicional expressa no artesanato, na culinária, Moçambique, Catira, Congos, Folia de Reis, bonecões entre outras manifestações.
O evento é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura produzida em diferentes regiões do Estado. Nesta edição, cerca de 70 municípios trarão a pluralidade do artesanato com os bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, instrumentos musicais e muito mais. Também vale conferir a diversidade gastronômica como o cafezinho caipira, a broa de milho feito no fogão à lenha, a galinhada de São Longuinho, o feijão tropeiro entre outras iguarias.
Com uma programação diferenciada a cada dia, destacamos o Encontro de Folia de Reis, a apresentação de oito Bandas e Fanfarras, quatro Orquestras de Violas e a Corrida de Cavalhada do Município de Catuçaba. A performance retrata a luta entre mouros e cristãos difundida desde a Idade Média por Carlos Magno e os 12 pares da França. Será apresentada no sábado (17) às 16 horas e domingo (18) às 10 horas na arena do parque.
Além dos 30 estandes de culinária e 60 espaços para o artesanato dos municípios participantes desta edição, a programação contará com os encontros de violeiros, romeiros, de participantes da Festa do Divino, de Reiadas e de São Gonçalo, e do Festival da Amizade, que reúne manifestações das culturas de todos os povos mantidas pelas comunidades étnicas instaladas no Estado de São Paulo.

A programação completa e mais informações sobre o Revelando estão disponíveis no site: http://www.revelandosaopaulo.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Secretaria Estadual de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário