11 de novembro de 2011

Lua Nova promove primeiro "Rabutaio"

“Rabutaio”, segundo a cultura nordestina, é o resto, a sobra. Porém, no Espaço Cultural Novo Lua Nova, esta palavra está ganhando novo significado. É um encontro de pessoas que celebram ritmos como forró, baião, xote, xaxado e coco, entre outros, revivendo o melhor dos tradicionais arrasta-pés do Nordeste.

O primeiro foi no dia 11 de novembro e terminou depois da 1h da madrugada, com mais de 15 músicos colaboradores. Entre eles: Afonsinho Menino (percussão), Márcio Dedéu (voz e sanfona), Cícero do Crato (voz), Fábio Belo (voz e viola), Rafa da Rabeca, Clodoaldo (violão e voz), Igor Limeira (zabumba), Marcos Tuka (triângulo), Flávio (percussão), André Oliveira (zabumba), Maria Rosa (ganzá e voz), No (pandeiro), Danilo (agogô), Ualdo (voz), Bió (sanfona) e Sil Vagner (triângulo e zabumba).

Na brincadeira, o que comanda é a diversão. Por isso, na criatividade de Cícero do Crato, há “regras” definidas para quem quer participar. Por exemplo, no salão não vale recusar convite para dançar. Também não há ensaios entre os músicos. Pedidos apenas são aceitos quando estiver no “repertório” de quem conhece a canção.

O mais importante é que não falta sanfona, zabumba, triângulo e alegria no “tempero”, muito menos talentos e clássicos imortalizados de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Flávio José e Dominguinhos – apenas para citar alguns dos inúmeros artistas relembrados. O encontro também abre espaço para compositores apresentarem seus trabalhos próprios, tornando assim um celeiro de ótimas novidades.
E como a ideia é promover um evento como este por mês, já está agendado o segundo “Rabutaio”: 9 de dezembro. Vai perder?

Veja mais fotos no Facebook "Ylu Brazil" e assista o vídeo do You Tube acessando o link abaixo:
http://youtu.be/q6GguRKn0io

SERVIÇO
Rabutaio – encontro de forrozeiros
Data: 9/12, a partir das 21h
Local: Novo Lua Nova – R. 13 de Maio, 540, Bexiga
Gratuito

Texto e fotos: Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário