16 de novembro de 2011

Parque Villa Lobos terá oficina de construção de instrumentos neste sábado

Maestro e compositor de reconhecida importância histórica e cultural brasileira, Heitor Villa Lobos ainda inspira muitos em pleno século XXI. O Parque que leva seu nome – localizado na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, em Alto de Pinheiros - será local de uma oficina de construção de instrumentos no próximo dia 26 de novembro, entre 14h e 16h.

A atividade chamada “Toks & Batuks”, do projeto Ylu Brazil, é comandada pelo percussionista, luthier e artista popular Afonsinho Menino. Em mais de 30 anos de dedicação à música e ao ensino dela, desenvolveu metodologias bastante simples e lúdicas de transmitir conhecimentos, permitindo que públicos de todas as idades desenvolvam suas habilidades, aprendendo a fabricar seu próprio instrumento.




Ocean drum feito de caixa de pizza

Seja fazendo ganzás, maracas ou ocean drums (tambor oceano), a proposta é utilizar materiais comuns e familiares, como garrafinhas peti, potes de leite fermentado ou iogurte, caixas de pizza e cabos de vassoura. É uma forma também de oferecer mais uma opção de reuso destes materiais recicláveis, muitas vezes jogados no lixo.





Potes de leite fermentado são transformados em ganzás ecológicos

“A música está por aí. Só precisa de matéria para percutir e ressoar, além de um pouco de criatividade para revelá-la em todos os cantos”, afirma Afonsinho Menino. E tão simples como fazer, o percussionista pretende revelar dos novos instrumentos sua forma de tocar, ensinando aos participantes células rítmicas do repertório popular – muitos deles registrados por Villa Lobos ainda em vida.


Esse encerramento se dará numa grande ciranda, que terá como elo entre o público e os participantes da oficina uma “cobra grande” - alegoria popular feita de tecido e isopor, animada pelos próprios participantes.

Assim, a construção artesanal de instrumentos, bem como o aprendizado de percussão e de ritmos populares contribuirão no desenvolvimento pessoal e da habilidades dos participantes, proporcionando uma atividade coletiva ligada às raízes culturais da formação do povo brasileiro ao mesmo tempo uma conscientização da utilização de materiais reciclados transformados em arte.

A programação gratuita faz parte do programa Cultura nos Parques, desenvolvido pelas secretarias estaduais de Cultura e de Meio Ambiente.



SERVIÇO:
Oficina Toks & Batuks
construção de instrumentos com Afonsinho Menino

Data: 26/11, das 14h às 16h
Local: Parque Villa Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros
Gratuito



Renata Gobatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário